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quinta-feira, 22 de abril de 2010

Substâncias e Suplementos na Prevenção conta a Celulite

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A celulite, ou Fibro Edema Gelóide, atinge principalmente mulheres, independente da idade ou peso. São graus diversos que atingem os tecidos cutâneo e adiposo. Trata-se de um tecido mal oxigenado, com má nutrição, sem elasticidade, com edema e aumento da permeabilidade capilar. Há liberação de mediadores inflamatórios (interleucina-6, e fator de necrose tumoral, além de radicais livres.

A prevenção e o tratamento com a nutrição envolve diversos recursos, desde suplementos, fitoterápicos a alimentação em si. Dentre esses recursos temos a glucosamina, o silício orgânico, antioxidantes (vit. C, E e Selênio), Pycnogenol, quercertina e extrato de Camelia Sinensis.

A glucosamina dá maior elasticidade e hidratação da derme, reduzindo o aspecto ondulado da pele.

O silício orgânico auxilia na síntese de macromoléculas na matriz intersticial e reorganiza a estrutura da derme. Ele também modifica a permeabilidade dos capilares venosos e linfáticos, e no tecido adiposo, estimula a quebra de moléculas de gordura.

Os antioxidantes, como a vitamina C, vitamina E e o selênio atuam na minimização dos efeitos dos radicais livres.

O Pycnogenol é um extrato da casca de pinheiro, é um concentrado hidrossolúvel de polifenóis, bioflavonóides (antioxidantes). Aumenta também a produção de óxido nítrico, que é um vasodilatador, logo, melhora a oxigenação e a vascularização endotelial, inibe a síntese de gordura, diminui edema subcutâneo.

A Quercertina é um bioflavonóide e, como tal, é um agente antioxidante e antiinflamatório, que contribui para a proteção dos vasos sanguineos, reforçando os capilares. Compete com a absorção de açúcar e inibe a diferenciação de pré-adipócitos em adipócitos (células de gordura). Pode aumentar a filtração transcapilar de água e proteínas, reduzindo o edema, ameniza a produção de radicais livres.

A Camélia Sinensis, o famoso chá branco ou chá verde, possui substâncias que atuam como antioxidantes e antiinflamatórios. Inibe a produção de prostaglandinas da série 2. Estimula a termogênese, aumentando o metabolismo e a queima de gordura.

Associado a tudo isso, que deve ser dosado individualmente por um nutricionista capacitado, o tratamento contra a celulite deve compreender: uma alimentação saudável, atividade física e devem ser cortados o cigarro e a bebida alcoólica.

Evite alimentos ricos em Sódio (embutidos, frangos compactados, enlatados etc), açúcar, doces e bolos, pois o açúcar também pode causar retenção de líquidos, prefira frutas, legumes, oleaginosas, cereais integrais, linhaça...Enfim, tenha uma alimentação equilibrada.


Fonte: Revista Corpo, Saúde e Nutrição. Ano I, Vol. I, Jan. 2010.
TALBOTT, S.Suplementos Dietéticos para Profissionais da Área de Saúde. Ed. Lab: São Paulo, 2008.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

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terça-feira, 30 de março de 2010

Ômega 3, a gordura que emagrece!

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A obesidade está relacionada com a inflamação e o ômega 3 é um antiinflamatório. Além do salmão, do arenque, do atum e da sardinha, a linhaça também apresenta esse óleo, mas de forma diferente. Nos peixes de água fria, o ômega 3 está na forma pronta para ser absorvida pelo organismo: ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA). Na linhaça, a gordura está na forma de ácido alfa-linolênico, forma que precisa da ação de enzimas para ser transformado em EPA e DHA.

Nos obesos, as partículas de gordura provocam superprodução de citocinas, substâncias inflamatórias que impedem o hipotálamo de dar o sinal de saciedade. Essa inflamação também diminui a ação da leptina e da insulina, logo, pode diminuir a saciedade e predispor à diabetes. O ômega 3 pode amenizar esse processo inflamatório e auxiliar no emagrecimento, pois o indivíduo diminui o ímpeto de comer e ainda aumenta o metabolismo.

O ômega 3 também ativa uma proteína celular chamada PPAR-gama, a qual melhora a ação da insulina, auxiliando na conversão de glicose em energia. Essa gordura diminui os níveis de LDL-colesterol e previne contra doenças cardiovasculares.

Os peixes que mais apresentam essa gordura são os seguintes em ordem decrescente: Cavala (1,8 a 5,1 g/ 100g), Arenque (1,2 a 3,1g/ 100), Sardinha (1,5 a 2,5 g/ 100g), Salmão (1 a 1,4 g/ 100g), Atum (0,5 a 1,6 g/ 100). As receitas ensopadas são as melhores para prevenir a perda dessa gordura saudável.

Já na linhaça, é importante triturar no momento em que for consumida e NÃO comprar triturada.

A dieta do brasileiro é lotada de ômega 6 (óleo de soja, leite, carne vermelha, ovos etc). Essa gordura tende a formar o ácido aracdônico, que pode se transformar em substâncias inflamatórias no nosso corpo. Ele deve estar balanceado com o ômega 3 na relação de 5:1 para que este último tenha um potencial antiinflamatório interessante.

A suplementação com ômega 3 é apenas em casos que haja necessidade/ indicação e não deve ser feita sem o supervisão de um nutricionista, pois o excesso dele pode diminuir a imunidade e a coagulação sanguínea

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segunda-feira, 22 de março de 2010

Ração Humana

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Atualmente tem se falado muito neste novo produto que se encontra pronto no mercado ou melhor ainda: pode ser preparado em casa, juntando-se cerca de de 16 ingredientes.
A ração humana é um complemento alimentar altamente nutritivo sim, mas não deve SUBSTITUIR uma refeição como o desjejum, o almoço ou o jantar. Ela pode ser consumida com iogurte, leite, frutas, sucos etc, em refeições como o desjejum, lanche da tarde ou da manhã. É rica em antioxidantes como o selênio e o zinco, em isoflavonas (soja), em ômega 3 e 6, fibras, vitaminas do complexo B dentre outros nutrientes.
A ração humana auxilia no funcionamento intestinal, melhora a pele, diminui o colesterol e controla o diabates. Tudo isso se a ração for formulada de acordo com o paciente. Isso porque, apesar de ser um alimento muito saudável, também pode trazer efeitos colaterais importantes para algumas pessoas com determinados problemas de saúde. Indivíduos com diabetes não podem consumir este produto se contiver açúcar mascavo, pessoas com hipersensibilidade ao glúten ou com doença celíaca não podem consumir se contiver aveia, farelo ou gérmen de trigo, pessoas com alergia a castanhas e outras oleaginosas não podem consumir ração humana com esses alimentos, indivíduos com hipotireoidismo ou TSH aumentado, não devem consumir se contiver soja.....
Enfim, a ração humana é boa sim, mas as particularidades de cada um devem ser levadas em consideração para saber o que, quanto e quando consumir.

Veja a reportagem da Globo em que algumas colegas nutricionistas trataram muito bem do assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=wi1MclTmHPU

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sexta-feira, 12 de março de 2010

Por que algumas pessoas têm dificuldade de emagrecer e outras de engordar??

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Falamos sempre em emagrecimento, mas quero começar falando de dificuldade de GANHO de peso. Essa dificuldade atinge menos pessoas, por uma questão da evolução humana, mas também pode predispor ao maior risco nutricional em situações de trauma (acidentes, câncer etc), por exemplo.
A genética está muito relacionada com esse fato. Uma determinada variação no gene FTO, por exemplo, é um dos fatores responsáveis por um indivíduo que come muito, não conseguir ganhar peso ou um indivíduo acima do peso não conseguir emagrecer, mesmo comendo pouco. Numa pesquisa na universidade de Oxford, os cientistas descobriram que um indivíduo que apresenta um alelo desse gene com mutação tem 30% mais chances de ganhar peso com maior facilidade, enquanto que um indivíduo com mutação nos dois alelos apresenta 70% mais chances de ganhar peso. Logo, ele pode explicar porque aquela sua amiga come chocolates, frituras, sorvetes e outras guloseimas e não engorda e você que tem uma alimentação bem disciplinada, mas quando come um pouquinho a mais já sente os efeitos na balança. ALERTO os magrinhos de ruins (rsrs) que, apesar de não haver alterações no peso, a má alimentação pode ter várias outras conseqüências: pele opaca ou oleosa demais, acnes, unhas e cabelos quebradiços, disbiose intestinal, olheiras, celulites, enxaqueca, câimbras, manchas na pele, intolerâncias alimentares, dislipidemias (alterações de colesterol e triglicerídeos), dentre outros. E ACALMO os que têm dificuldade de emagrecer, pois a obesidade é uma doença crônica multifatorial, ou seja, existem outras causas, como o fator AMBIENTAL (exercícios, alimentação, sono), que também tem muita importância no ganho de peso.
Ressalto que os exercícios físicos são importantes para quem quer emagrecer e para quem quer ganhar peso. É claro o porquê no emagrecimento. Para quem quer aumentar o ponteiro da balança, exercícios como musculação, que estimulam a hipertrofia muscular, são uma boa pedida. Mas sempre após uma passada no seu médico e uma avaliação com o educador físico.
Os magrinhos têm um metabolismo mais acelerado, também por conta da relação massa magra X gordura corporal. Isso facilita a queima de calorias, pois 1 Kg de músculo queima 80 Kcal, enquanto que 1Kg de gordura queima 05 Kcal.
Uma situação que também vejo muito entre os mais cheinhos que reclamam da dificuldade em emagrecer são as dietas radicais. Passam a semana sem comer arroz, feijão ou tomando sopas de baixíssimas calorias. Evidentemente, logo desistem da dieta!! Pois emagrecimento é reeducação alimentar e não radicalismo!!
Os magrinhos normalmente comem bem nas refeições principais e não beliscam besteiras fora de hora, que é outra conseqüência das dietas radicais: seu corpo vai clamar por ENERGIA.
Conselho: Procure um nutricionista que elabore uma dieta personalizada, ou seja, de acordo com suas necessidades metabólicas, com seus horários, de acordo COM VOCÊ.
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Pessoal,

Adicionei ao meu blog em "Sites Interessantes" um site da revista Capricho que calcula calorias de alguns alimentos. Você coloca o que comeu numa refeição ou no dia e ele soma. É engraçadinho também (rsrsrs).
Porém, VALE RESSALTAR que o importante na dieta não é apenas a CALORIA, mas também o tipo de alimento consumido e qual resposta hormonal ele vai ter no seu organismo. Uma maçã de 70 Kcal vai sim engordar menos que um bombom com o mesmo valor calórico, devido à carga de insulina liberada, às toxinas dependendo do bombom consumido (muito rico em açúcar, leite, gordura saturada etc) dentre outros fatores.
Obrigada a todos que têm elogiado meu blog, fico feliz. Continuem dando suas sugestões, pois estou anotando. Cerdo ou tarde trato de cada uma delas.

Um abraço!

terça-feira, 9 de março de 2010

Quinoa

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Queridos leitores,


Bem, para começar vou falar um pouco sobre a quinoa. Muitas pessoas têm me perguntado porque ela é tão boa assim. Fiz umas pesquisas e escrevi um artigo que devo publicar logo, logo. Mas já posso adiantar algumas informações sobre a semente de quinoa, pois foi o foco do meu estudo. Existem outras formas de apresentação: farinha, flocos, barras de cereal etc.
A quinoa (Chenopodium quinoa) é um pseudocereal de origem andina de alto valor nutricional, pois, além de um elevado conteúdo protéico com qualidade superior a de muitos cereais, apresenta nutrientes necessários à defesa antioxidante do organismo em sua composição. Alimentos fonte desses nutrientes têm sido foco de estudos por apresentarem capacidade de evitar ou minimizar os efeitos deletérios de radicais livres e do estresse oxidativo, como por exemplo, as doenças crônicas: câncer, Alzheimer, arteriosclerose e o Diabetes Mellitus. Esse pseudocereal pode ser considerado excelente fonte dos seguintes nutrientes e substâncias antioxidantes: α-tocoferol, zinco, cobre, selênio, magnésio, polifenóis, flavonóides, ácidos fenólicos, antocianinas e ecdisteróides. Cada uma dessas substâncias age de forma diferente ou complementar à outra. Portanto, pode-se concluir que a quinoa apresenta um elevado potencial antioxidante.
Conselho: inclua a quinoa na sua alimentação diariamente, seja em flocos, farinha ou barra de cereal e SAÚDE!!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Novo Blog

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Caros leitores,

Criei este blog para que meus pacientes e meus colegas tenham acesso a informações e dicas seguras de alimentação saudável, uso de suplementos, alimentos funcionais e todas as informações pertinentes à área de Nutrição.
Espero poder contar com sugestões e que todos gostem das informações que eu colocar aqui!

Um grande abraço,

Nathalya.