Ocorreu um erro neste gadget

terça-feira, 30 de março de 2010

Ômega 3, a gordura que emagrece!


A obesidade está relacionada com a inflamação e o ômega 3 é um antiinflamatório. Além do salmão, do arenque, do atum e da sardinha, a linhaça também apresenta esse óleo, mas de forma diferente. Nos peixes de água fria, o ômega 3 está na forma pronta para ser absorvida pelo organismo: ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA). Na linhaça, a gordura está na forma de ácido alfa-linolênico, forma que precisa da ação de enzimas para ser transformado em EPA e DHA.

Nos obesos, as partículas de gordura provocam superprodução de citocinas, substâncias inflamatórias que impedem o hipotálamo de dar o sinal de saciedade. Essa inflamação também diminui a ação da leptina e da insulina, logo, pode diminuir a saciedade e predispor à diabetes. O ômega 3 pode amenizar esse processo inflamatório e auxiliar no emagrecimento, pois o indivíduo diminui o ímpeto de comer e ainda aumenta o metabolismo.

O ômega 3 também ativa uma proteína celular chamada PPAR-gama, a qual melhora a ação da insulina, auxiliando na conversão de glicose em energia. Essa gordura diminui os níveis de LDL-colesterol e previne contra doenças cardiovasculares.

Os peixes que mais apresentam essa gordura são os seguintes em ordem decrescente: Cavala (1,8 a 5,1 g/ 100g), Arenque (1,2 a 3,1g/ 100), Sardinha (1,5 a 2,5 g/ 100g), Salmão (1 a 1,4 g/ 100g), Atum (0,5 a 1,6 g/ 100). As receitas ensopadas são as melhores para prevenir a perda dessa gordura saudável.

Já na linhaça, é importante triturar no momento em que for consumida e NÃO comprar triturada.

A dieta do brasileiro é lotada de ômega 6 (óleo de soja, leite, carne vermelha, ovos etc). Essa gordura tende a formar o ácido aracdônico, que pode se transformar em substâncias inflamatórias no nosso corpo. Ele deve estar balanceado com o ômega 3 na relação de 5:1 para que este último tenha um potencial antiinflamatório interessante.

A suplementação com ômega 3 é apenas em casos que haja necessidade/ indicação e não deve ser feita sem o supervisão de um nutricionista, pois o excesso dele pode diminuir a imunidade e a coagulação sanguínea

Prencha o formulario para contato e marque sua consulta.

1 comentários:

Anônimo disse...

Então a linhaça dourada triturada da nutrill não serve?

Postar um comentário