Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

58 Dicas para uma Alimentação Adequada


1. Mastigar bem as refeições para dar maior saciedade, melhorar a absorção de nutrientes e fazer melhor digestão.
2. Beber bastante água, no mínimo 6 a 8 copos diariamente. A água hidrata, ajuda a limpar o organismo, entre outras funções.
3. Substituir petiscos durante o dia por castanhas e passas. Castanhas contém gordura. Porém é uma gordura saudável. Se ingeridas em quantidades adequadas não engordarão e farão bem a sua saúde.
4. Comprar um grill para estimular o consumo de carnes com menos gordura.
5. Fazer cinco a seis refeições por dia. O ideal é não ficar mais do que três horas sem comer. Isso retarda o metabolismo e aumenta a concentração de gordura no corpo, além de aumentar a fome.
6. Comer devagar, mastigando bem os alimentos, num ambiente tranqüilo.
7. Dar preferência a alimentos integrais (ex. pão integral, biscoitos LIGHT integrais, arroz integral, macarrão integral, etc).
8. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
9. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
10. Não belisque entre as refeições.
11. Esqueça dos snaks (salgadinhos) e da bolacha recheada.
12. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.
13. Se tiver com muitaaaaa vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
14. Apenas chocolates com NO MÍNIMO 60% de cacau são permitidos na alimentação. E mesmo assim, em pouca quantidade como diz o item acima.
15. Comece sempre as refeições por um caprichado prato de saladas.
16. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto...
17. Não repita a refeição.
18. Refrigerantes estão PROIBIDOS, mesmo os light ou diet.
19. Prefira sucos naturais.
20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.
21. Ingira legumes todos os dias.
22. Coma diariamente no mínimo 4 frutas diferentes.
23. Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas. Porém nenhuma fruta é proibida. Contando que se coma na quantidade adequada.
24. Frutas secas são ótimas opções de sobremesa, mas têm as mesmas calorias da fruta normal. Ex. uma banana passa tem o mesmo tanto de calorias do que uma banana normal.
25. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contra-filé.
26. Retire a pele das aves antes de cozinhar. Ela contém basicamente gordura.
27. Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a versão light.
28. Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Então, minimize o consumo desses alimentos.
29. Retire a gordura visível das carnes, como por exemplo, a da picanha.
30. Evite alimentos fritos e refogados. Dê preferência ao grelhados ou cozidos.
31. Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.
32. Enlatados são ricos em sódio, por isso, prefira os alimentos naturais.
33. Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.
34. Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados. Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.
35. Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes.
36. Se não tem boa aceitação ao leite desnatado, fique com o semi-desnatado.
37. Varie entre o leite de vaca e o de soja e varia também entre o queijo e o tofu. A soja é uma rica fonte de proteína e antioxidantes.
38. Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas. Sendo que o suco de fruta NÃO substitui a fruta.
39. Consuma maçã, pêra, uva com a casca.
40. Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.
41. Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas nada adiantará se não tem o hábito da boa alimentação e é sedentário.
42. Em barzinhos evite os petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos.
43. Evite os fast-food. Os alimentos servidos são normalmente ricos em gorduras.
44. Se não tiver saída, prefira uma unidade de cheeseburguer, refrigerante light e batata frita pequena. Dispense a sobremesa.
45. Para a sobremesa, prefira frutas da época.
46. Evite sorvetes. Opte pelo picolé de fruta.
47. Em sorveteria por quilo, prefira os sorvetes de frutas. Passe reto nas coberturas e chantilly.
48. Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.
49. Não compre alimentos que devem ser evitados.
50. Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos.
Nem sempre isso é verdade.
51. Nunca acumule a fome. Por isso deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatina diet. Eles não prejudicarão o seu emagrecimento.
52. Levar sua própria comida de casa para a rua (ex. colégio)
53. Comprar uma bonita garrafa para água. Para estimular o consumo de água.
54. Sempre se alimentar antes de fazer atividade física. Fazer atividade física em jejum fará com que você perca massa muscular.
55. Diminua líquidos na hora das refeições
56. Compre um potinho para levar frutas prontas. Isso estimula uma rotina para uma alimentação saudável.
57. Sempre escolher frutas de cor diferente das que comeu anteriormente
58. Sempre que possível, incluir vegetais verde-escuro na alimenta



0 comentários:

Postar um comentário