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terça-feira, 29 de novembro de 2011

Suplementação de Aminoácidos de Cadeia Ramificada (ACR ou BCAA) para Praticantes de Exercício Físico

*Moléculas de BCAA
Os aminoácidos são unidades básicas da composição de proteínas. Dentre eles, nove são essenciais, ou seja, não são produzidos pelo nosso corpo e devem ser ingeridos pela dieta. Entre esses aminoácidos estão os de cadeia ramificada, ou ACR (BCAA), que são leucina, valina e isoleucina. Grande parte da massa muscular dos seres humanos é composta por esses aminoácidos.
Esses aminoácidos podem atenuar a perda de massa magra na redução de peso, melhora o balanço protéico em idosos.
Eles são relevantes para a manutenção da proteína muscular por também serem fonte de nitrogênio para produção de alanina e glutamina.
O aumento da leucina no meio intracelular estimula a ativação da proteína quinase denominada mTOR, a qual estimula a síntese protéica.
Durante o exercício físico, há grande captação de aminoácidos pelos músculos, e em grande numero, de ACR. O músculo esquelético pode oxidar diversos aminoácidos, mas durante o exercício físico, a oxidação de ACR é prevalente.
Esses aminoácidos também participam como precursores da síntese de glutamina no tecido muscular. Desse modo, podem auxiliar positivamente na resposta imune frente a exercícios exaustivos, uma vez que a glutamina também tem essa função.
Acrescento que no decorrer do exercício físico, a oxidação de ACR tende a aumentar, logo sua suplementação pode aumentar a performance e evitar lesões.
Dentre os diversos tipos de suplemento no mercado para praticantes de atividade física e atletas, tenho especial apreciação pelos ACR (ou BCAA). No entanto, não indico para todo e qualquer indivíduo e, mesmo quando o nutricionista prescreve esse suplemento, a quantidade é individualizada.
A quantidade indicada no rótulo ou pelo vendedor da loja de suplementos pode não ser a indicada, uma vez que o cálculo é feito sobre o peso e nível de atividade física. Logo, a prescrição de ACR é diferente entre um homem de 90 Kg que malha há anos e um homem de 80 kg que acabou de começar a fazer exercícios.
Doses elevadas podem prejudicar a performance, pois aumentam a quantidade de amônia no sangue e nos músculos. A amônia é um agente da fadiga.
Procure um nutricionista para saber quais são os suplementos indicados e quantidades indicadas para você, ou mesmo se é necessário suplementar.



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